5 etapas de aplicação do Design Thinking nos negócios

O Design Thinking é uma metodologia que surgiu dentro do design que promete resolver problemas complexos de qualquer área e todos os tipos. Com foco no usuário, na criação de soluções para necessidades, demandas corporativas, novos produtos e serviços.

O processo une pensamento crítico e criativo se baseando na lógica, imaginação, intuição, raciocínio sistêmico para explorar possibilidades. O plano de ação elaborado, a partir do Design Thinking, oferece cultura de inovação, engajamento de equipes, eficiência do desenvolvimento de projetos e agrega valor aos negócios.

A metodologia de Design Thinking é aplicada em cinco etapas que estimulam a inovação e criatividade. Ela permite a organização de informações, ideias e melhora a tomada de decisão. Entenda como é o processo e comece já!

  1#Entendimento: Entendimento: na primeira etapa, a equipe se aproxima do problema com uma imersão total ao universo do cliente ou negócio, que permite entendê-lo, por meio de várias perspectivas e frentes. Nesta etapa são realizadas pesquisas e diversas técnicas investigativas para ter clareza sobre o desafio.

 2#Ideação: com as informações necessárias, chegou o momento de interpretar os dados e elaborar caminhos válidos. A criação de iniciativas é feita em cocriação de todos envolvidos do projeto, com a realização de atividades inspiradoras para dar liberdade criativa e colaboração.

 3#Elaboração: com uma gestão colaborativa, ciência das informações e clareza sobre o problema, é hora de elaborar um protótipo para ser testado. Neste momento, os protótipos devem ser válidos e também viáveis.

4# Implementação: aqui a equipe testa as iniciativas, com testes, pilotos e experimentos. O método permite avaliações e mudança de caminho durante essa etapa e a ideia pode ser melhorada por meio de um processo de colaboração e aprendizagem contínua.

5# Desenvolver: na última etapa é feita a aplicação ou roll out do projeto com monitoramento de indicadores e ajustes de rota permanentes, sempre em busca de qualidade e inovação contínuas.

Share This Article :

Related Posts

Leave A Reply