9 invenções tecnológicas que realmente facilitam a vida em sociedade

Novidades tecnológicas costumam ser bastante atrativas ao público, afinal, todo mundo curte uma novidade e, hoje em dia, quase todo mundo está envolto em tecnologia.

A cada ano que passa, várias invenções, inovações e novas tendências surgem no mercado com o propósito de potencializar o desenvolvimento da tecnologia. Essas novidades digitais, aparentemente irresistíveis, sempre prometem grandes avanços incrementais ou disruptivos que facilitam de alguma forma a vida das pessoas.

De fato, muitos dos avanços tecnológicos são mais do que meras novidades, e acabam sendo uma verdadeira mão na roda.

Cada vez mais inseridas em todos os setores do mercado, as novas tecnologias resolvem problemas a princípio sem solução, criam novas formas de pensar e de fazer, aumentam a produtividade no trabalho, contribuem enormemente para a evolução do conhecimento na sociedade e agregam valor à muitas coisas que realmente importam para nós.

No mundo da tecnologia, você nunca sabe o que irá encontrar por aí, mas com certeza fica curioso por novas descobertas. Grande parte da população se mobiliza, ou no mínimo se interessa por novas aventuras digitais (seja você um nerd ou não).

Novas tecnologias são responsáveis por verdadeiras transformações na sociedade e, a seguir, você poderá acompanhar 9 inovações tecnológicas que facilitam a vida de bilhões de pessoas e trazem benefícios tangíveis para estes seguintes setores do mercado:

1) Medicina

Liftware: os problemas com alimentação de pacientes com Mal de Parkinson estão com os dias contados.

Comer é uma das tarefas mais básicas do dia-a-dia. Mas para pessoas com Parkinson, que vivem de tremores, essa é uma atividade extremamente trabalhosa e frustrante. Em um estudo com pessoas que têm tremores advindos da doença de Parkinson, 85% delas relataram impactos negativos sobre sua subsistência e vida social, e 65% delas pararam de comer em restaurantes.

A fim de solucionar esse problema, o Liftware surge como uma tecnologia que estabiliza o tremor das mãos. Com o aspecto de uma escova de dentes elétrica, o aparelho possui um acelerômetro que mede o tremor nas direções vertical e horizontal, é capaz de diferenciar movimentos intencionais de aleatórios e, ainda desliga automaticamente quando a pessoa o retira da boca.

Com o Liftware, os pacientes com Parkinson poderão sair pra comer fora sem vergonha ou, pelo menos, não terão que ser auxiliados nas refeições como se fossem bebês.

2) Alimentação

Foodini: com certeza você vai querer uma máquina dessas na sua cozinha, ainda mais se mora sozinho.

A Foodini é uma impressora 3D criada pela Natural Machines, uma empresa sediada em Barcelona. Essa tecnologia ajuda as pessoas a gerenciar melhor as etapas mais difíceis do preparo de alimentos e refeições (contando que muitas pessoas são desencorajadas a cozinhar devido à dificuldade ou falta de tempo).

A Foodini produz e imprime comida de verdade (desde torradas, geléias e chocolates, até massas como nhoques, raviolis, espaguetes e até pizzas).

Esse aparelho de cozinha inovador ajuda as pessoas a cozinhar de forma rápida e prática, usando uma combinação eclética de arte, tecnologia, design e alimentação.

3) Esporte

Hovding: esse capacete de bicicletas aumenta o nível de segurança de ciclistas e também incentiva à prática segura de exercícios físicos.

O Hovding, criação que partiu de uma tese de mestrado da dupla Anna Haupt e Terese Alstin, é um capacete de bicicleta que usa uma tecnologia semelhante a um airbag de automóvel comum. O dispositivo, preso ao pescoço, é projetado para disparar uma capa de náilon inflável que protege a cabeça do usuário dentro de um décimo de segundo de uma colisão.

Com o Hovding, você pode andar livremente pela cidade sem se preocupar com impactos iminentes que te deixariam em sério risco. Com essa tecnologia, você terá uma desculpa a menos para levar uma vida mais saudável, andando de bike.

4) Agricultura

Precision Hawk: esse drone em formato de aeromodelo poderia ser o melhor amigo de um fazendeiro.

Essa é uma tecnologia que vem recebendo ótimas críticas por parte de especialistas do setor agricultor e pecuarista, e isso devido a vários aspectos. Basicamente, o Precision Hawk é um drone equipado com vários sensores que captam e mapeam imagens de vastos campos e áreas extensas. Convenientemente, a agricultura é uma das aplicações mais promissoras para essa nova onda de drones.

Imagine uma fazenda: em algum lugar, o solo está muito seco (ou então muito úmido). Em outro lugar, existem fungos ou insetos demais (necessitando de inseticidas ou fertilizantes). Em algum outro lugar, existem flores que estão murchando ou plantas que estão morrendo (precisando de reparo e hidratação).

Enfim, é difícil (para não dizer impossível), uma pessoa só avaliar toda a área de uma grande fazenda e verificar todos os problemas que precisam ser resolvidos para se garantir uma boa safra ou colheita (para isso, cada pessoa teria que ter uma super-visão de raio-X de amplo alcance). O Precision Hawk foi inventado para facilitar a vida dos agricultores que, com essa tecnologia, poderão reduzir diversos custos variáveis, aumentar o rendimento e a produtividade nos campos e lavouras, reduzir o uso de pesticidas em 40% e o uso de fertilizantes em 50%.

5) Economia

U.N World Food Programme Debit Card: refugiados de guerra que vivem no Líbano agora poderão fazer compras e consumir como verdadeiros cidadãos.

Ao invés de distribuir dinheiro ou comida para os refugiados do Líbano, o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas oferece cartões de débito em mais de 300 lojas em todo o Líbano. Além de alimentar os exilados, esses cartões ajudam a impulsionar a economia do país que, digamos, não é tão emergente assim.

O Líbano aceitou participar dessa bela iniciativa social, e por isso poderá sentir o gostinho de comprar e consumir como verdadeiros adeptos do capitalismo.

6) Arquitetura

D-Shape: uma máquina que irá permitir que você erga prédios ou construa estruturas muito mais sólidas do que frágeis castelinhos de areia.

Esse aparelho criado pelo italiano Enrico Dini possui o potencial de imprimir prédios inteiros em rocha sólida, reduzindo a algumas horas um processo que duraria anos.

De acordo com Enrico, o processo de construção com o D-Shape é 4 vezes mais rápido do que num edifício convencional, custa a metade do preço que é gasto em materiais, gera pouco desperdício e ainda é melhor para o meio-ambiente. Contudo, o maior diferencial dessa tecnologia é o de tornar simples projetos arquitetônicos que são extremamente complexos e minuciosos.

Hoje, o D-Shape usa areia no processo de construção; amanhã, usará poeira lunar (segundo projeto ambicioso do próprio Enrico Dini).

7) Jardinagem

Grass Printer: esse cortador de grama torna qualquer pessoa um verdadeiro artista (do seu próprio jardim).

Embora não seja um conceito exclusivo, o Grass Printer vem com uma proposta bacana de revolucionar a maneira de se manejar gramados ou áreas relvadas quaisquer. Esse aparelho permite aos usuários desenhar, criar mensagens e produzir arte livremente em seus jardins.

Pequenos motores, alguns mini-sensores e minúsculas lâminas embutidas no Grass Printer permitem que você recrie no seu jardim tudo o que esboçou antes no papel ou em touchscreen, de forma que você poderá customizar e embelezar o seu gramado à sua maneira e, é claro, torná-lo mais belo e mais verde que o do vizinho.

8) Energia

Dyson Hot: com este aquecedor, você não saberá o que é um verdadeiro inverno.

O designer industrial James Dyson é um inglês que deve odiar os invernos rigorosos da Inglaterra. O Dyson Hot, uma de suas criações, é um aparelho de ar condicionado que aquece ambientes de forma muito mais limpa e eficaz do que os aquecedores convencionais. 

O Dyson Hot possui um termostato automático, uma abertura em forma de anel que mantém a temperatura amena (não deixando formar poeira na região), além de ter um controle remoto conveniente (que desliga automaticamente caso seja derrubado no chão).

Aquecedores comuns tendem a aquecer ambientes em um raio de ação local e limitado, mas o aquecedor de James Dyson aquece todas as áreas em um amplo perímetro (essa tecnologia detecta o calor, se ajusta na temperatura indicada por você, monitora todo o ar ao redor e ainda te avisa quando a temperatura do ambiente cai).

Com o Dyson Hot, os sistemas de aquecimento central (que custam caro e demandam manutenções periódicas) são coisa do passado. Agora, você não precisa mais virar um picolé no inverno, já que essa invenção criada por James acaba sendo uma solução eficaz para otimizar os gastos com energia e controlar a temperatura de ambientes congelantes.

9) Sustentabilidade

iShack: um toque moderno e sustentável para as favelas africanas.

Mais de 60% da população da África vive sob condições subumanas de recursos.

O iShack coleta água da chuva, é feito de um material de argila para regular a temperatura, e suas janelas flexíveis otimizam a circulação do ar.

Através de painéis solares que fornecem energia para iluminação interior e exterior, o iShack ameniza o problema crônico da escassez de recursos energéticos do continente africano, melhorando assim as condições de vida dos habitantes locais e satisfazendo a demanda local por energia limpa e sustentável.

Essa tecnologia já está disponível para iluminar a vida dos africanos.

– – – 

Fala aí, qual destas 9 inovações você gostaria de adquirir? : ))

Share This Article :

Related Posts

Leave A Reply