Qual é o futuro do Twitter?

Foram recém-publicados alguns dados bem interessantes sobre o Twitter e a grande conclusão é de que a maioria dos usuários da ferramenta não é muito ativa. Um usuário ativo, no estudo do BarracudaLabs, deve possuir pelo menos dez seguidores, seguir pelo menos outras dez pessoas e ter “tuitado” pelo menos dez vezes. Usando essa regrinha, apenas 21% dos usuários do Twitter podem ser considerados ativos (e olha que foram analisados mais de 19 milhões de perfis de usuários!).

Historicamente, em abril de 2009 o Twitter teve um boom de 20% de crescimento. Já em dezembro do mesmo ano a performance caiu para míseros 0,34% (índice bem próximo aos 0,31% de crescimento apresentados no início de 2008). Sobre os twitters, apenas 26% dos usuários  tinham dez seguidores ou mais até dezembro de 2009, enquanto somente 40% seguiam dez pessoas ou mais. Na verdade, a grande maioria dos usuários, 51%, estava seguindo menos de cinco pessoas.

Em relação ao número de tweets, o relatório estima que 34% dos usuários do Twitter nunca sequer tinham usado a ferramenta e incríveis 73% tinham “tuitado” menos de dez vezes. Isso quer dizer que cerca de ¼ da base de usuários era responsável, em dezembro de 2009, por quase todos os tweets na rede social. Sem dúvida alguma, os heavy users dominam o microblogging.

Por fim, um total de 79% dos usuários tinha menos de 10 tweets em junho de 2009 e esse número caiu para 73% até dezembro. Além disso, 80% dos usuários tinham menos de 10 seguidores em junho e o percentual caiu para 74% em dezembro.

Existem perspectivas boas e ruins e muitos questionamentos sobre esses números. O que teria acontecido? A grande massa de inativos seria, por exemplo, de pessoas e empresas que criaram perfis e os mantiveram inativos para fazer Marketing no momento certo?

De um lado, se a tendência continuar, pode-se esperar uma “Twitosfera” mais diversificada e ativa daqui para frente, constituindo-se numa clássica aplicação do diagrama de Pareto (80/20) e representando uma acomodação ou maturação da ferramenta.

Por outro lado, os números podem indicar que a ferramenta não tem nenhuma atratividade e está fadada ao fracasso. Assim, os números representariam a realidade e o Twitter não seria nada mais que uma febre, já que ficou no holofote da mídia no início de 2009, quando celebridades começaram a criar suas contas.

Analisando o estágio de ciclo de vida do Twitter e tentando entender se a ferramenta está em maturação ou queda, podem ser explorados dois caminhos: a sua possível morte, a exemplo do Second Life, ou a sua estabilização – e então o foco se voltaria para entender o comportamento dos 21% de usuários ativos que, no final das contas, é o que realmente interessa.

Nossa conversa poderia ainda se alongar mais e discutir a própria atratividade e a rentabilidade do microblogging. O Twitter teria que se reinventar para sobreviver? Muitos usuários teriam criado contas e já não saberiam o que fazer com elas? Os criadores da ferramenta deveriam encontrar um modelo de negócios para se rentabilizar?

Especulações a parte, fato é que a Internet é volátil, estando em constante mutação e evolução. Esta é a grande riqueza desse universo digital.

Então me diga, nobre leitor, você tem uma conta ativa no Twitter?