Aprenda como gerir projetos com o método ágil Scrum

A técnica Scrum é focada em aspectos gerenciais como requisitos, prazos e custos. Essa metodologia usada para implementar o desenvolvimento ágil na gestão e planejamento de projetos está ganhando adeptos pelos benefícios de praticidade e flexibilidade apresentados na hora de começar um plano de ação. O método pode ser aplicado em qualquer tipo de projeto, não ficando restrito a engenheiros e desenvolvedores de software, com um trabalho divido em ciclos chamados de Sprints, conjunto de atividades e tarefas que devem ser executadas pela equipe.

O desenvolvimento de cada Sprint depende da estratégia adotada, podendo ser de curto a longo prazo, semanal ou mensal. Para aplicar a técnica na sua empresa é necessário atentar-se a alguns conceitos. Aprenda agora em etapas como colocar em prática o Scrum para a gestão de projetos.

1 – Product Backlog: o primeiro passo da metodologia é registrar as áreas que serão desenvolvidas na iniciativa, listando todas as tarefas. Para facilitar a visualização e mudanças que podem ocorrer durante essa fase do Sprint é recomendável usar post it em um quadro comum a todos do time como ferramenta de organização e definir quem será o product owner, que será responsável execução e motivação da equipe.

2 – Sprint backlog: nesse processo todas as atividades são retiradas do Product Backlog para o cumprimento das atividades determinadas, de acordo com as prioridades estabelecidas pelo product owner. Nesta fase é possível calcular o tempo necessário das missões.

3 – Iteration: no final de cada Sprint é possível melhorar, refinando e ajustando o planejamento ou produto. Essa etapa é conhecida como iteração ou repetição e não é a entrega final, mas uma prévia de fragmentos do que já foi realizado, são facilmente reproduzíveis e depois passam novamente por aperfeiçoamentos.

4 – Produto potencial: depois que todas as etapas foram concluídas ao final de cada Sprint. A equipe já tem um produto potencialmente lançável, isso significa que todas ações possíveis de funcionamento foram implementadas.

Share This Article :

Related Posts

Leave A Reply