O que é UGC!?

Certa vez, uma colega do trabalho chegou até minha mesa e perguntou: “Bulla, o que é URL?”. Confesso que me assustei num primeiro momento (“como alguém que trabalha numa multinacional, em pleno século XXI, poderia não saber o que era uma URL?”), mas expliquei didaticamente e ela saiu bastante feliz, como se fosse uma criança descobrindo algo totalmente novo. E foi criada a hashtag marketingsulfurico, germen deste blog, a partir de um post no Twitter, naquele mesmo dia.

Em outra ocasião, um apresentador de TV interpelou um sujeito pós-graduado sobre o significado de UNESCO. Adivinhem? Ele não sabia responder. E sabem o que mais? Nem eu!

Tomo esses exemplos para mostrar que, nesse-nosso-mundo-de-meu-deus, a cada dia que passa, sabemos menos. A quantidade de informação é tamanha que não conseguimos absorver 1/1000 do que nos chega de todos os lados, de todos os meios, todos os dias. E corremos o risco de deixar escapar conceitos simples, muitas vezes mascarados em siglas ou abreviaturas como as que eu citei antes.

Este foi meu prelúdio só para contar que eu estava redigindo outro post, quando encontrei o tal UGC e resolvi escrever este aqui. UGC pode significar muita coisa: União dos Gaúchos de Canoas, Über Great China, University Grants Commission… E por aí vai. E todos podem ser corretos. Mas, para nós, internéticos, UGC significa User Generated Content.

Se googlarmos, a Wikipedia vai ocupar, de cara, a primeira posição, definindo que o termo refere-se ao conteúdo produzido por usuários de Internet ou end-users. No fundo, no fundo, UGC é a grande matriz de todo o conceito de conteúdo colaborativo, sejam reviews de produtos, tutoriais, vídeos, comentários em um post, fotos no Flickr, vídeos no YouTube, etc, etc, etc. Pela primeira vez na história da humanidade um ser anônimo pode se valer de um mecanismo ou canal como a World Wide Web (o nosso www) para colocar sua produção à disposição de quase todos aqueles que possuem conexão com a grande teia (vamos tirar China e Oriente Médio, né? =).

Organizar todo esse conteúdo não está sendo tarefa fácil. E a partir disso poderíamos falar de tantas outras coisas, como web semântica, web 2.0, Pierre Levy, Google, mobilidade, cloud computing, mega processadores, privacidade, digitalização de conteúdo… Mas paremos por aqui, por enquanto. Vamos ter tempo de abordar cada porção desse generoso prato que se chama Mundo Digital. Ficarei igualmente feliz, a exemplo da minha colega de escritório, se a partir desse post conseguirmos absorver o significado de UGC para nossos negócios e tirarmos proveito disso, reconhecendo o consumidor como co-criador e parceiro, numa conversa de igual pra igual, sem se preocupar em guardar, só por hoje, que o Uniform Resource Locator da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization é .org em qualquer lugar do mundo.  Se vocês assinarem meu Really Simple Syndication, vulgo RSS, eu prometo falar de coisas legais todos os dias!

Moral desse post:

“Só sei que nada sei.”  (Sócrates)

UGC pode até significar Uniban-Geisy-Cor-de-r0sa

Qualquer conteúdo depende de quem interpreta.

Share This Article :

Related Posts

Comments (7)

  1. Pedro Estima says:

    Bulla,

    adorei o texto, muito bem escrito. Acabei de saber do seu site a partir de uma retuitada que recebi sobre o Concurso do N900 que obviamente estou participando. Concordo em grau, número e gênero. Se puder depois visite meu site http://www.areadecobertura.com aonde tento dar uma ajuda geral na sopa de letrinhas que é a telefonia móvel.
    Abraços

    1. edmarbulla says:

      Oi Pedro, obrigado pela visita e pelo comentário. Visitei seu site e curti a abordagem. Parabéns!

  2. Érika Felizola says:

    Uma bela proposta de blog, uma mistura um tanto quanto bombástica mkt e filosofia em textos muito bem escritos. Já está favoritado!

    1. edmarbulla says:

      Érika, obrigado pelo comentário positivo. Este espaço é nosso e você pode sugerir temas para os posts. Volte sempre. Até breve, Bulla.

  3. Drummond says:

    Gente, eu tambem ja passei por isso!! O nosso mega guru Head of TV, me perguntou o que que era Social Networking!!!!!!! E eu trabalho numa mega agencia na Alemanha, for Christ sake (!) Voce espera um pouco mais de conhecimento por parte dos nossos colegas da Propaganda. De qualquer modo, adorei o seu texto. E talvez eu só acrescentaria que UGC é um tipo de tempero que tem que ser usado com experiencia. Eu tenho visto tantas campanhas e promocoes que incentivam o UGC de uma maneira pobre, pouco convicente e criativa e que tentam direcionar o usuario. A beleza de UGC é justamente ser a expressao do relacionamento do consumidor com uma marca. E como em todos os relacionamentos, amor nao se compra…

    1. edmarbulla says:

      Oi Clau, obrigado pelo comentário. É bom poder contar com sua visão européia do assunto! Beijos, Bulla

  4. […] sociais, ou seja, aqueles baseados na participação do usuário e em UGC (leia mais sobre UGC em “Bulla, o que é UGC?”). Eles incluem redes sociais como Linkedin ou Facebook, social bookmarking como Del.icio.us., sites […]

Leave A Reply