Confira quais são os quatro tipos de análise com o Big Data

O Big Data é um conceito tecnológico que ganhou notoriedade no mundo nos últimos anos e pode ter várias utilidades em diferentes áreas como, por exemplo, saúde, negócios, comércio, educação, mobilidade, mídias sociais, entretenimento e outras. Combinado com a análise, ele possibilita a qualificação dos resultados a partir da interpretação de um grande volume de dados, orientando decisões mais assertivas de modo estratégico.

As vantagens de usar essa inovação nos negócios e empresas são redução de custos, aumento de produtividade, geração de insights e mapeamento do comportamento dos consumidores. No marketing, o Big Data ajuda a potencializar o canal de relacionamento e vendas com o cliente, ajudando a criar algoritmos de comportamento que entenda o perfil, preferências e estilo de vida para posteriormente oferecer serviços e produtos mais coerentes com a necessidade do consumidor. Confira abaixo quais são os quatro tipos de análise a partir do Big Data.

1 – Preditiva: Com o modelo preditivo é possível fazer um mapeamento de possibilidades e tendências futuras. Por meio desse pilar do Big Data conseguimos identificar padrões passados no banco de dados da empresa, usando mineração de dados, estatística, matemática e histórico para criar um prognóstico que consiga nortear ações futuras.

2 – Prescritiva: A técnica prescritiva consiste em analisar as consequências de cada ação. Apesar de pouco conhecida no mercado, esse tipo de pesquisa ajuda a escolher qual ação será mais efetiva em determinada situação.

3 – Descritiva: Na análise descritiva o processamento de informações é realizado em tempo real. Essa metodologia de estudo funciona como um visualizador de dados que organiza o presente sem precisar cruzar dados passados ou futuros.

4 – Diagnóstico: Para aplicar o conceito de diagnóstico no Big Data é necessário investigar Quem, Quando, Como, Onde e Por quê. Esse tipo de análise em um grande volume de dados consegue apontar quais os desdobramentos das ações tomadas e como devemos alterar o processo para obter sucesso.