O consumidor agora é também veículo

 

A Internet veio colocar o consumidor no seu devido lugar: no centro de toda a estratégia de Marketing e comunicação. É fato: não há Marketing sem consumo (de produtos, serviços ou idéias) e este não acontece sem consumidores. No entanto, em tempos de mídias sociais, pergunte-se: quanto a minha empresa tem absorvido e usufruído do conteúdo produzido por meus consumidores?

Pode soar estranho, eu sei, mas chegou a hora de encaixotar alguns conceitos que já se tornaram ultrapassados, como o velho funil de conversão (e falaremos dele alguns posts adiante) e consumidor como target audience. Consumidor agora é também veículo! É ele que leva sua mensagem e faz com que um testemunhal seja frequentemente mais relevante do que qualquer outra abordagem de comunicação.

O que é a mensagem, portanto? Conteúdo e serviços formam a mensagem de mídia. E esta é a realidade, meus caros leitores. Fujam para as montanhas, caros tradicionalistas, mas os consumidores estão no controle! Copywright e uma boa agência que faça uma campanha bonitinha não são mais suficientes enquanto conteúdo. O consumidor é o agente que define o que, quando e como algo tem que ser absorvido. Repensem sua segmentação, seus conceitos de awareness e suas estratégias de Marketing. Ouvir, nesses tempos apocalípticos, é muito mais importante do que falar. Então ouçam seus consumidores. Afinal de contas, eles também falam, além de você.

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Comments (3)

  1. Angélica says:

    Realmente inovador, no título e conteúdo!!
    Parabéns!

    1. edmarbulla says:

      Valeu, Angélica! Volte sempre e opine. Abraço, Bulla.

  2. […] e defesa da marca é fundamental para criar índices de polaridade positiva na web (leia também O consumidor agora é também veículo). Como verdadeiros cruzados, eles defendem, esclarecem, opinam e formam opinião. Portanto, abra-se […]

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