Por que criar uma comunidade no Orkut?

O poder de cobertura do Orkut no Brasil é uma poderosa ferramenta para uma marca ter o seu canal oficial lá. Não vamos falar de segmentação neste post, porque um estudo sério de aderência ao canal deve ser feito antes de qualquer iniciativa de abrir uma comunidade nesta rede social. No mais, cada marca tem que avaliar e ter bem claras as razões pelas quais as mídias sociais deve ser exploradas em seu benefício e dos seus consumidores, elegendo as ferramentas mais pertinentes, dentre todas as opções possíveis.

O Orkut é a maneira mais simples, mais barata e também a mais prática de criar um canal fechado para os fãs de uma marca, se considerarmos as suas características e limitações. Através de uma comunidade é possível chegar mais perto dos usuários, oferecendo conteúdo interessante, promoções e ofertas de vendas exclusivas ou especiais.

E como deve funcionar uma comunidade?

Diferente de uma fan page, os tópicos da comunidade serão os principais pontos de contato e de interesse com os seus membros e, por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que haja relevância nos assuntos. De uma maneira resumida o conteúdo deve ser:

Sempre novo, assim como acontece no Twitter, podendo conter vídeos, notícias e informações sobre concursos.

Atrativo, com ofertas e promoções exclusivas com links diretos para uma loja virtual, por exemplo.

Dinâmico, com ações periódicas para engajar os consumidores, como concursos e atividades de grupo diferenciadas.

Interativo, com quizzes para capturar feedback dos membros e definir novos temas para ofertas e para o próprio conteúdo.

Se você possui uma comunidade ou quer abrir uma comunidade de sua marca nesta rede social, divida suas idéias com a gente.

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Comments (6)

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Edmar Bulla, Nokia Guru Adriano and Edmar Bulla, Edmar Bulla. Edmar Bulla said: Ontem Facebook, hoje Orkut. http://migre.me/wonr […]

  2. Claudio says:

    Olá:
    A divulgação no Orkut também é interessante quando falamos de um Blog, por exemplo?
    Na sua opinião, o que é mais interessante, estender o Blog para o Orkut ou criar redes sociais no proprio Blog?
    Desde já agradeço!

    1. edmarbulla says:

      Oi Claudio, obrigado por seu comentário. Eu acredito muito no conceito de cross media. Desse modo, não creio que seja uma questão de escolha, mas talvez de executar as duas opções. O que você pensa sobre isso? Abraço, Bulla.

  3. Leandro says:

    Olá Bulla.
    Acredito também no cross media utilizando as redes sociais. Mas já ouvi depoimentos de blogueiros e especialistas em redes sociais, de que quando formos fazer uma divulgação em alguma mídia social, como o Orkut, não devemos executar como uma ação de marketing somente, sem fazer parte realmente daquela comunidade e entendê-los.
    Você concorda com isso também?
    Quais os cuidados que devemos ter na hora de divulgar a marca ou o produto nas redes sociais?

    Abraço, Leandro.

    1. edmarbulla says:

      Oi Leandro, obrigado pela visita e pelo comentário. Web é conversação e isto exige transparência e clareza no relacionamento. Qualquer atividade puramente mercadológica será automaticamente banida por uma comunidade, fórum ou grupo de discussão. A partir do momento que a Internet coloca o consumidor num patamar de diálogo muito próximo com a marca, um deslize como executar uma ação de marketing para tentar usar da influência dessas pessoas nas redes sociais pode ser um grande “tiro no pé”. Desse modo, concordo com as pessoas que você citou e defendo o mesmo ponto-de-vista. Como todo relacionamento, a web exige honestidade e compromissos claros entre esses dois grandes interlocutores: marca e consumidor. O engajamento, de que tanto falo, surge naturalmente dessa relação saudável. Então o consumidor passa a ser veículo e a mensagem publicitária passa a ser o próprio conteúdo, sempre tendo o consumidor como parceiro e co-criador. Espero ter respondido. Um abraço, Bulla.

  4. Leandro says:

    Olá Bulla,
    respondeu sim, agradeço pelo ótimo site, e pelos posts. Sempre acompanho.

    abraço, Leandro.

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