Programas de afiliados e reputação social na web

Impossível falar de um programa de afiliados sem falar de Amazon.com, empresa responsável pelo conceito e lançamento dessa estratégia de marketing digital. Um dos exemplos mais populares atualmente vem do próprio Google, com sua plataforma AdSense. Portanto, tanto para quem está pensando em disponibilizar, associar-se ou utilizar um programa de afiliados, saiba que a mecânica já foi amplamente testada e funciona, restando agora a escolha quanto às inúmeras opções existentes no mercado, das notórias às menos conhecidas.

Dados de usuários coletados através de cookies são o que mantém este ciclo de relacionamento comercial ativo. Dependendo da complexidade das informações capturadas podem existir diferentes pontos de coleta, mas sempre objetivando aumentar a conversão a partir da elevação de tráfego para páginas específicas. No entanto, o carrinho de compras é o que efetivamente precisa ser rastreado, porque é nele que é possível avaliar se a compra foi feita, quem fez a indicação (ou site de origem) e qual será a comissão gerada por isso. Ao aderir a um programa assim, o afiliado passa a ser remunerado pelos visitantes que ele consegue direcionar (e converter) para uma página específica ou loja virtual, sendo que todo o rastreamente é baseado em cookies, que por sua vez são instalados nos computadores dos visitantes.

De certa forma, pode-se dizer que um programa de afiliados é alimentado pela relevância do afiliado, que passa a indicar aos seus visitantes conteúdo publicitário específico. E é necessário um número expressivo de visitantes para que a remuneração realmente valha a pena. E por isso é importante avaliar muito bem, entre as opções disponíveis no mercado, quais programas são realmente interessantes, tanto do ponto de vista de marca, custos, gerenciamento e credibilidade, quanto de remuneração.

Do outro lado, para quem disponibiliza um programa de afiliados ao mercado, a responsabilidade é distinta, mas igualmente importante, pois a robustez e a credibilidade da plataforma são fatores fundamentais para gerar adesão. Como em todo ciclo virtuoso na Internet, o aspecto social da rede é a força motriz de um programa de afiliados: compradores que confiam nos sites que visitam e sites que confiam nos programas aos quais aderem. Independentemente de toda a operação que esteja por trás dessa atividade, o consumidor está no centro de tudo, como objeto de atenção da comunicação e objetivo final de lucro.

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