Você conhece o potencial de SMO?

Para falar de SMO ou Social Media Optimization precisamos entender bem o que são sites de mídias sociais, ou seja, aqueles baseados na participação do usuário e em UGC (leia mais sobre UGC em “Bulla, o que é UGC?”). Eles incluem redes sociais como Linkedin ou Facebook, social bookmarking como Del.icio.us., sites sociais de notícias como o Digg, entre tantos outros.

Social Media Optimization é, portanto, o processo de geração de tráfego e buzz através da participação em vários sites de mídias sociais, utilizando e ampliando as referências a um outro site nessas mídias. Fazer a otimização para que um endereço específico ganhe referências na rede nada mais é do que aproveitar o buzz ou word-of-mouth para que um conteúdo fique conhecido, seja comentado e recomendado.

Pense em quantos milhões de usuários as redes sociais que você normalmente utiliza possuem: Facebook, Orkut, MySpace, Flickr…. Agora imagine o potencial que tem o SMO! As mídias sociais permitem que pessoas com mesmos interesses e pontos de vista compartilhem suas idéias e conhecimentos. E então, naturalmente, eles podem referenciar um conteúdo específico. E pode ser o seu conteúdo!

SMO não deixa de ser um tipo de marketing para buscadores e, por isso mesmo, relevância e autoridade de núcleo são muito importantes aqui também – usufruindo do SMO vamos trabalhar com questões importantes como polaridade, posicionamento e tag cloud. Portanto, quanto mais facilmente seu conteúdo for “tagueado” e adicionado aos favoritos, melhor será seu posicionamento. Quanto mais falarem de você, melhor será.

Em um próximo post, como prometi ao falar de SEO, pretendo abordar as diferenças entre SEM, SMO e SEO, os 3 Ss de search na Internet, e como tirar o maior proveito de cada um deles.

Até lá, envie seu comentário contando sua experiência sobre SMO na rede e compartilhe com outros leitores as suas dicas.

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