Foram recém-publicados alguns dados bem interessantes sobre o Twitter e a grande conclusão é de que a maioria dos usuários da ferramenta não é muito ativa. Um usuário ativo, no estudo do BarracudaLabs, deve possuir pelo menos dez seguidores, seguir pelo menos outras dez pessoas e ter “tuitado” pelo menos dez vezes. Usando essa regrinha, apenas 21% dos usuários do Twitter podem ser considerados ativos (e olha que foram analisados mais de 19 milhões de perfis de usuários!).
Historicamente, em abril de 2009 o Twitter teve um boom de 20% de crescimento. Já em dezembro do mesmo ano a performance caiu para míseros 0,34% (índice bem próximo aos 0,31% de crescimento apresentados no início de 2008). Sobre os twitters, apenas 26% dos usuários tinham dez seguidores ou mais até dezembro de 2009, enquanto somente 40% seguiam dez pessoas ou mais. Na verdade, a grande maioria dos usuários, 51%, estava seguindo menos de cinco pessoas.
Em relação ao número de tweets, o relatório estima que 34% dos usuários do Twitter nunca sequer tinham usado a ferramenta e incríveis 73% tinham “tuitado” menos de dez vezes. Isso quer dizer que cerca de ¼ da base de usuários era responsável, em dezembro de 2009, por quase todos os tweets na rede social. Sem dúvida alguma, os heavy users dominam o microblogging.
Por fim, um total de 79% dos usuários tinha menos de 10 tweets em junho de 2009 e esse número caiu para 73% até dezembro. Além disso, 80% dos usuários tinham menos de 10 seguidores em junho e o percentual caiu para 74% em dezembro.
Existem perspectivas boas e ruins e muitos questionamentos sobre esses números. O que teria acontecido? A grande massa de inativos seria, por exemplo, de pessoas e empresas que criaram perfis e os mantiveram inativos para fazer Marketing no momento certo?
De um lado, se a tendência continuar, pode-se esperar uma “Twitosfera” mais diversificada e ativa daqui para frente, constituindo-se numa clássica aplicação do diagrama de Pareto (80/20) e representando uma acomodação ou maturação da ferramenta.
Por outro lado, os números podem indicar que a ferramenta não tem nenhuma atratividade e está fadada ao fracasso. Assim, os números representariam a realidade e o Twitter não seria nada mais que uma febre, já que ficou no holofote da mídia no início de 2009, quando celebridades começaram a criar suas contas.
Analisando o estágio de ciclo de vida do Twitter e tentando entender se a ferramenta está em maturação ou queda, podem ser explorados dois caminhos: a sua possível morte, a exemplo do Second Life, ou a sua estabilização – e então o foco se voltaria para entender o comportamento dos 21% de usuários ativos que, no final das contas, é o que realmente interessa.
Nossa conversa poderia ainda se alongar mais e discutir a própria atratividade e a rentabilidade do microblogging. O Twitter teria que se reinventar para sobreviver? Muitos usuários teriam criado contas e já não saberiam o que fazer com elas? Os criadores da ferramenta deveriam encontrar um modelo de negócios para se rentabilizar?
Especulações a parte, fato é que a Internet é volátil, estando em constante mutação e evolução. Esta é a grande riqueza desse universo digital.
Então me diga, nobre leitor, você tem uma conta ativa no Twitter?
Comments (8)
Uso o Twitter ativamente. Confesso que no início eu não entendi bem qual era a do Twitter. Aos poucos, “foi entrando na minha vida” e agora fica “ligado” direto enquanto trabalho. Aliás, descobri o “Sulfúrico” pelo Facebook (a-há!), mas acompanho as postagens daqui pelo twitter. E eu retuito muuuuito as informações do mercado (ou não!).
Porém, concordo que se o Twitter desejar continuar existindo (como se ele fosse um ser vivo, com desejos e sentimentos…), precisa se reinventar sim. Acompanhar e crescer junto com o seu público. De repente, não incluir os endereços dos links na limitação dos 140 toques, por exemplo. Eu, como tuiteira viciada, ficaria muito feliz com isso!
Obrigado pelo comentário, Fabiana. Tenho certeza de que teremos ainda muitas novidades pela frente. Abraço e bom final de semana, Bulla.
Bulla,
tenho sim duas contas ativas no twitter. Uma minha e outra do meu site. A do meu site é mais paradona, mas com certeza tem mais de 10 seguidores e segue mais de 10 pessoas e muito mais que 10 tweets.
A minha pessoal então nem se fala…. Sigo 120 pessoas e 125 pessoas me seguem… sem contas meus mais de 1600 tweets. Seria eu um heavy user???
Abraços e bom final de semana
Oi Pedro! Pois é, de acordo com o estudo dos gringos, eu e você somos bem heavy users. Abraço e bom final de semana! Bulla
Pois é Fabiana, mas imagina se os links não contassem como um dos 140 caracteres? Como eles iriam filtrar informação e fake info? Fake info que eu digo é, nenhuma plataforma de site tem a capacidade de acessar o endereço, checar que existe, autorizar e ainda deixar o usuário terminar de escrever, sendo que existe 19mi de pessoal. Claro, só 21%, como dito, são ativos, mas são 21% de 19 milhões! Haja processamento! Além disso, um tweet poderia ter milhares de caracteres, porque qualquer endereço http:// com qualquer texto, é considerado um link. A pessoa escreveria um livro e a contagem continuaria 140 caracteres para você digitar.
Tweeter é importante para pessoas que possuem atividade de comunicação como as empresas, profissionais de informação, formadores de opinião e não para pessoas que simplesmente existem. Tem gente que simplesmente cria o um Twitter e só twitta: “fui ao banheiro” , “voltei da aula”, “meu deus ta muito quente”. A mim isso é excesso de informação e poluição!
O Twitter é uma ótima ferramenta, eu uso para me manter comunicado e atualizando meus seguidores, mas eu sou músico! Produtor e DJ de música eletrônica. Não posto que fui ao banheiro, vou pra tal balada curtir. Posto as informações de eventos, minhas produções, futuras apresentações e notícias do mercado! Mas ainda acho que tem muita coisa que deve ser filtrada, antes de ter um bom crescimento.
Excelete ponto-de-vista, Fabiano! Obrigado por se juntar à conversa. Abraço, Bulla.
Olá, gostei muito da matéria mas apesar disso ainda não me mostrou o propósito do Twitter na minha vida. Faço parte dessa grande maioria de inativos. Sigo 8 pessoas, 11 me seguem e só tenho 7 tweets….. hehehe
Tirando a página do Lei Seca RJ nada mais alí me interessa.
Abs