A volta do omnichannel e da inteligência artificial no varejo, segundo o NRF Big Show 2019

O NRF Big Show 2019 já acabou e uma coisa é certa. Este ano será marcado pelo retorno do omnichannel e do avanço da AI no varejo. Uma das novidades apresentadas na conferência é a tecnologia de automação da cadeia de processo e fornecedores, com várias empresas de hardware expondo suas soluções para a captação de conteúdo dentro do PDV e pontos logísticos. Conheça agora mais destaques do evento e fique por dentro das últimas inovações.

#OMNICHANNEL NO VAREJO: a SAS Software introduziu o assunto com um vídeo sobre os desafios de colocar em prática o conceito de omnichannel nas lojas. O conteúdo também expôs como a tecnologia e a análise de dados podem ser utilizadas em conjunto para criar uma estratégia eficaz e completa do omnichannel.

#SELF-CHECKOUT: esse tipo de tecnologia está se tornando cada vez mais comum no comércio, sendo utilizada em supermercados e farmácias americanas e até por algumas marcas brasileiras. Em 2017 o lançamento da Amazon Go sacudiu esse mercado inspirando outras marcas a implementar esse tipo de solução — o consumidor faz tudo sozinho com a ajuda de checkout automático. Empresas como Namo Storee, aZippin e Cisco oferecem essas ferramentas para o varejo.

# INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PRESENTE NA JORNADA DE COMPRA: para tornar os produtos mais inteligentes um dos debates principais nos últimos dias foi o uso de inteligência artificial e o aprendizado das máquinas no varejo. Marcas como a Blue Yonder, líder em ciência de dados e learning machine, conseguem identificar quais são os principais influenciadores e como eles interagem na rede para entregar as melhores decisões para os varejistas, além de informações precisas como dados meteorológicos, sentimento social, eventos, promoções e feriados.