Aprenda a fazer a Árvore de Decisão para facilitar a tomada de decisões

A Árvore da Decisão é um fluxograma ou diagrama criado por algoritmos, que podem feitos por meio de programas de software específicos ou manualmente. Servem para potencializar e ajudar na tomada de decisões de modo mais lógico e racional. O método auxilia no processo de decisões, é uma ferramenta que permite a análise de cenários complexos, visualização de riscos, benefícios e oportunidades. Esse modelo gráfico e estatístico favorece a exploração de todas as possibilidades e resultados de uma determinada decisão, orientando na melhor resolução de problemas.

Com uma estrutura baseada em uma hierarquia invertida que remete a uma árvore, a progressão previsiva e classificatória representa o tronco. As ramificações que saem da raiz para as folhas são consideradas as mudanças de níveis, chegando ao topo, que é a fase final. O mapa de decisões começa com um único nó que é dividido em possíveis resultados, levando a nós adicionais que se ramificam em possibilidades. Nessa metodologia existem três tipos de nós: probabilidade, decisão e término. Aprenda como fazer um modelo de Árvore da Decisão em três passos simples:

1- Centralize a sua decisão principal: antes de pensar qual será a decisão principal que norteará todas as outras, escolha um método para desenhar a sua árvore. As opções são manuais ou tecnológicas. A árvore pode ser feita em um papel ou ser automatizada com a ajuda de tecnologias estatísticas. Após esta etapa é só inserir no programa a sua decisão central.

2- Crie nós para sua árvore: a fase seguinte é dedicada à expansão da ferramenta, acrescente nós de probabilidade que indicaram as decisões a serem tomadas e nós de decisão que mostraram quais são os resultados incertos.

3- Chegue ao topo: quando cada linha atingir sua expansão máxima é hora do desfecho. É sinal de que todas as considerações já foram feitas e o passo final é atribuir valor para cada resultado mencionado.

Share This Article :

Related Posts

Leave A Reply