Marketing Compass revela otimismo entre anunciantes e eleva investimentos em marketing em 2019

Para 82% dos anunciantes, o pior momento da crise econômica já passou.  Os últimos três anos foram definidos pelos anunciantes como “desafiadores”, com nuances de dificuldade, superação e mudança. Em 2019, a palavra de ordem é “crescimento” e vem acompanhada de esperança. 79% dos executivos declaram estar realistas e confiantes para investimentos em marketing e comunicação. Esses dados são do Marketing Compass® estudo que busca investigar e analisar as movimentações dos investimentos em marketing no Brasil. A terceira edição ouviu cerca de 102 profissionais responsáveis pelo budget de marketing e comunicação de empresas anunciantes de diversos setores em todo o país no período de novembro.  O levantamento teve apoio institucional da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), entidade que representa interesses do público.

A expectativa de aumento total nos investimentos de marketing e comunicação passou de 25% para 38%, enquanto a de redução caiu de 28% para apenas 13%. Setores que mais declararam intenção de aumentar seus investimentos foram: eletrônicos, informática e tecnologia, bancos e instituições financeiras e alimentos e bebidas. Em contrapartida, os que mais declararam reduzir seus investimentos foram: cosméticos e cuidados pessoais e super e hipermercados. Sobre perspectivas de desempenho de modo geral, 63% dos entrevistados projetam aumento de faturamento para 2019, sendo que 52% preveem aumento de até 20%. Apenas 4% afirmam que o faturamento será menor que em 2018.

Para 2019, no entanto, mesmo entre os setores que estavam mais pessimistas em 2018, houve uma reversão de expectativas e 36% das empresas planejam maiores investimentos no próximo ano. A expectativa de aumento total nos investimentos de marketing e comunicação passou de 25% para 38%, enquanto a de redução caiu de 28% para apenas 13%. Setores que mais declararam intenção de aumentar seus investimentos foram: eletrônicos, informática e tecnologia, bancos e instituições financeiras e alimentos e bebidas. Em contrapartida, os que mais declararam reduzir seus investimentos foram: cosméticos e cuidados pessoais e super e hipermercados. Para mais informações acesse o estudo completo no link: https://cromasolutions.com.br/marketing-compass-2019/