A Internet veio colocar o consumidor no seu devido lugar: no centro de toda a estratégia de Marketing e comunicação. É fato: não há Marketing sem consumo (de produtos, serviços ou idéias) e este não acontece sem consumidores. No entanto, em tempos de mídias sociais, pergunte-se: quanto a minha empresa tem absorvido e usufruído do conteúdo produzido por meus consumidores?
Pode soar estranho, eu sei, mas chegou a hora de encaixotar alguns conceitos que já se tornaram ultrapassados, como o velho funil de conversão (e falaremos dele alguns posts adiante) e consumidor como target audience. Consumidor agora é também veículo! É ele que leva sua mensagem e faz com que um testemunhal seja frequentemente mais relevante do que qualquer outra abordagem de comunicação.
O que é a mensagem, portanto? Conteúdo e serviços formam a mensagem de mídia. E esta é a realidade, meus caros leitores. Fujam para as montanhas, caros tradicionalistas, mas os consumidores estão no controle! Copywright e uma boa agência que faça uma campanha bonitinha não são mais suficientes enquanto conteúdo. O consumidor é o agente que define o que, quando e como algo tem que ser absorvido. Repensem sua segmentação, seus conceitos de awareness e suas estratégias de Marketing. Ouvir, nesses tempos apocalípticos, é muito mais importante do que falar. Então ouçam seus consumidores. Afinal de contas, eles também falam, além de você.
Comments (3)
Realmente inovador, no título e conteúdo!!
Parabéns!
Valeu, Angélica! Volte sempre e opine. Abraço, Bulla.