Saiba mais sobre o que faz o designer de UX

A experiência do usuário está em alta nos negócios porque as pessoas estão em evidência. Por isso, as empresas têm usado cada vez mais o User Experience como parte da estratégia para criar inovação. Ao colocar o usuário e o consumidor no centro do processo de criação as empresas desmitificam pensamentos limitantes e experimentam novas ideias, pensando sempre na jornada dos shoppers. Essa maneira de pensar, a partir do ponto de vista do usuário, cria inovação e auxilia os profissionais no processo criativo e no desenvolvimento de soluções mais acessíveis, úteis e agradáveis, que agreguem propósito às entregas, além de demonstrar a importância que tem a relação das pessoas com os produtos, serviços ou sistemas e dos resultados dessa interação.

Os profissionais responsáveis por melhorar ou criar um produto ou serviço são chamados de UX Designers. O trabalho desses profissionais é descobrir o que pode ser mudado, fazer um novo produto ou melhorar um já existente, validar e unificar visualmente um projeto, mapear novas oportunidades e, além disso, reestruturar uma empresa de maneira estratégica. Para entender, definir, prototipar e testar uma nova ideia, os profissionais podem utilizar métodos como o Design Thinking e o Design Sprint. O time de UX é composto de vários tipos de profissionais. Eles cuidam desde a parte de pesquisa até a dos layouts, como mostra a figura abaixo.

O UX (User Experience) foi criado por Donald Norman, cientista cognitivo considerado um dos maiores gurus do design. Em 1990, quando trabalhava na Apple como vice-presidente do Advanced Technology Group, criou o “Escritório de Arquitetos da Experiência” para melhorar o produto da marca. O departamento fundado por Norman tinha como principal objetivo pensar em todos os detalhes que envolviam a experiência do usuário. O conceito de UX inclui áreas como design visual, arquitetura da informação, design de interação, usabilidade, pesquisa com usuários e estratégia de conteúdo.

Os principais elementos do UX são design de interface, interação e especificações técnicas. Os benefícios de utilizar o User Experience são a criação, vantagem comparativa e o impulsionamento da cultura de inovação por meio de redes, colaboração e capital intelectual aberto.