Casos

Alimentos e Bebidas

Estratégia de marca e desenvolvimento de produto

Cliente

AJINOMOTO

estrategia de marca e desenvolvimento de produto

Desafio

A Ajinomoto observava queda em um segmento no qual atua fortemente no mercado brasileiro, mas não tinha clareza da elasticidade da marca para outras categorias. O Grupo Croma foi selecionado como a empresa mais disruptiva e inovadora para elaboração de uma nova estratégia de atuação e criação de novos produtos para diferentes categorias em que a marca pudesse atuar.

Solução

Croma Pesquisa e Croma Consultoria se uniram para entender o negócio, mapeando o contexto e aplicando uma desk research que orientou o desenvolvimento de um shopper lab para investigar hábitos alimentares e preferências. Isto embasou a etapa quantitativa que testou associações e rankings de preferência da categoria pertinentes à marca. A jornada do projeto mapeou comportamento e relação da marca com o consumidor. Por fim, facilitamos workshops de design thinking para refinar estratégias e protótipos.

Resultados

Nova estratégia de posicionamento e atuação da marca e recomendação de portfólio de outras categorias. Novo conceito de produto em categorias inexploradas pela empresa, incluindo produto ideal e dois protótipos testados: um de conceito de intrínseco e outro de embalagem.