Carrefour não tinha clareza da percepção e entendimento do shopper sobre o selo Garantia de Origem, bem como o potencial da iniciativa para alavancar vendas e gerar diferencial competitivo.
Solução
Croma Consultoria e Croma Pesquisa se uniram para recomendar possíveis ajustes na estratégia e comunicação do selo Garantia de Origem a partir do estudo de recall, potencial, relevância, territórios temáticos e insights relacionados. Além da desk research, foram realizadas sessões generativas, técnica de observação Spy e um estudo para avaliação da composição semiótica do selo, comparando-o com os concorrentes. Por final, foi realizado um workshop utilizando técnicas de design thinking com o time de Carrefour para download de resultados e contribuição para o plano de ação.
Resultados
Entendimento do processo de compra e comunicação dos produtos com selo Garantia de Origem, enriquecido pelo estudo de semiótica sobre a relevância e peso do selo para os produtos. A partir das descobertas desta fase embrionária de produtos de origem no Brasil e dada a falta de estratégia de comunicação deste tipo de produto no PDV, recomendou-se ajuste de posicionamento de marca, produto e merchandising no ponto de venda para valorização da procedência dos produtos.